sábado, 13 de setembro de 2008

Carcassonne - Mayflower... em poucas palavras

"Carcassonne - Mayflower"
Um jogo de Klaus-Jürgen Wrede .
Para 2 a 5 jogadores .
Editado pela Hans im Glück, em alemão e pela Rio Grande Games em inglês.


A série "Carcassonne", é um dos maiores sucessos de vendas no mundo dos jogos de tabuleiro, talvez por isso os responsáveis da Hans im Glück, que ganharam o Spiel des Jahres à sete anos com este título de Wrede, estejam tão convictos em dar continuidade à sequela do jogo com nome de cidade medieval francesa!

O título que se segue é Mayflower! Desta vez os Meeples irão partir à descoberta do Novo Mundo. Esta nova versão vai inspirar-se directamente no seu pai "Carcassonne". Os meeples assumem os quatro papéis da versão original mas com nomes diferentes. Na versão alemã, o xerife substitui o cavaleiro (o comerciante na versão americana); o ladrão passa a bandido (!); o agricultor, o monge e o caçador substituem o agricultor. Os poderes são os mesmos!

As inovações são a conquista do Ocidente e os pontos bónus pelos caçadores. Dois peões Exploradores irão criar uma dinâmica específica, “empurrando” os jogadores para a esquerda do tabuleiro. Assim que um jogador faz um scoring com uma personagem, na mesma “casa” que um explorador, ele recebe um bónus de quatro pontos. Para além de caçadores, todos os personagens que permaneçam a Oriente dos exploradores são retirados do jogo e voltam para a reserva do jogador. Os caçadores dão pontos, dependendo do número de animais nas áreas de planície.


Há poucas certezas no que toca a atribuir a este jogo o rótulo de “sucesso de vendas” pois não se observam muitas novidades em relação a títulos anteriores, pelo menos para os jogadores já familiarizados com o Carcassonne original.

As ilustrações ficam à responsabilidade de Franz Vohwinkel ilustrador de títulos como Union Pacific, Amun-Re ou Vino, entre muitíssimos outros!

Para ler as regras em Inglês (formato PDF), clique aqui.



1 comentários:

Cacá disse...

Fala Carlos,

Esse novo Carcassonne me pareceu bastante interessante, mesmo tendo essa cara de "mais do mesmo"... Eu como fã da série estou inclinadíssimo a compra-lo, principalmente depois de ver as ilustrações que estão bem caprichadas...

Abraços do Brasil....