quarta-feira, 7 de maio de 2008

Race for the Metropolys

O Gonçalo veio cá casa e aproveitámos para jogar dois jogos. Um que começa a ser habitué e outro que foi uma estreia absoluta.
No primeiro caso, o habitué, é o Race for the Galaxy. O jogo do momento para muitos e onde eu também me incluo (é claro que ainda não joguei Brass!). A partida foi muito equilibrada e o Gonçalo acabou a ganhar-me por apenas 3 pontos quando na verdade eu pensava que tinha perdido de goleada! As nossas estratégias foram muito distintas. O Gonçalo apostou claramente na diversidade de produção e no poder de consumir e receber pontos a duplicar, misturando nesta combinação alguns bónus de cartas de desenvolvimento, eu por outro lado apostei na colonização de planetas militares e rebeldes (cartas cheias de pontos) e que no final me deram um boost de 40 pontos contra 19 d0 Gonçalo, no entanto eu só consegui conquistar 3 pontos pelo consumo enquanto o Gonçalo amealhou nada mais nada menos do que 27 pontos!
O jogo acabou por não haver mais fichas de pontos!

A estreia absoluta foi Metropolys de Sebastian Pauchon, o suiço criador do genial Yspahan, que é o jogo mais querido cá em casa pela minha mulher! Com a esperança de encontrar outra pérola decidi comprar este novíssimo trabalho de Pauchon. E não estou arrependido pela primeira amostra!
Pelo que vi, o jogo está muito bem estudado, com as diferentes cartas de objectivos secretos a serem cautelosamente equilibradas nas possibilidades que dão a cada jogador, para não beneficiar nem prejudicar uns em relação aos outros. O sistema de leilão é muito sui generis na medida em que aquilo que procuramos conquistar, muito em função da carta de objectivo secreto, pode não ser conquistado se o(s) adversário(s) cobrir(em) a nossa aposta (até aqui não há novidade...), levando a disputa do leilão para bairros, que muitas vezes, não nos interessam para nada (...está aqui!).
O nosso jogo demorou mais do que o previsto pela Ystari (30 minutos é manifestamente pouco!), mas no fim ganhei com 3 pontos de diferença para o Gonçalo. Um bom jogo que preciso de voltar a jogar para "apalpar" melhor o pulso. Acho que vai ser mais um coup de coeur da minha mulher!

4 comentários:

Gonçalo disse...

Ora aí está em serão bem passado!
Gostei de aprender a jogar Metropolys, é um jogo que vai buscar algumas mecânicas conhecidas (leilão, maiorias) mas que resulta diferente. A ideia de planear, através de leilão, o sítio onde queres construir (segundo os teus objectivos secretos)é muito interessante. Um jogo a explorar.
Tanto eu como o Carlos gostamos de jogar RACE FOR THE galaxy, e por isso foi sem surpresas que lhe demos mais uma chance de ir à mesa. Contrariamente ao que parecia (sobretudo para o Carlos)o jogo foi muito renhido e nota-se, na minha opinião uma evolução dos jogadores no que diz respeito ao conhecimento do jogo. Rica noite seim senhor.
Abraços,
Gonçalo

Jorge Teixeira disse...

Tive pena de não estar presente mas as nossas mulheres(minha e do Carlos) trocaram-me as voltas, pois pensava que se iam reunir às 21h30m e foi uma hora mais cedo, por isso quando acabaram foi quando vocês começaram jogar e já era tardito...!Desculpem o falso alarme! Fica para uma próxima!

Abraços

Gonçalo disse...

Estás perdoado! Mas que não se volte a repetir!hhehe

Abraço

Carlos Abrunhosa disse...

És um cortes!