terça-feira, 13 de maio de 2008

Lançamento... Monastery

Editora: Ragnar Brothers
Designers: Steve Kendell, Phil Kendell e Gary Dicken
Jogadores: 2-4
Duração: 90 minutos
Lançamento: 31 de Maio 2008

A BGN anunciou que a Ragnar Brothers lançará na UK Games Expo o novo jogo dos criadores de Fire and Axe: A Viking Saga e Angola, referenciado à pouco tempos pelos nossos amigos do Spiel Portugal. Monastery é um jogo do género tile-laying ao estilo de jogos como Tigris & Euphrates ou Carcassone.

Segundo um dos designers este jogo tem especial cuidado com a temática que aborda, ou seja, os ambientes profundamente clericais da idade média. Segundo o mesmo autor o enfoque do jogo recai nos mosteiros medievais da Europa Ocidental onde as comunidade Monásticas viviam visceralmente ligadas a rituais que as ajudavam a expressar a sua fé. Sendo a principal missão da comunidade a oração a Deus, os monges dedicavam as restantes horas do dia ao trabalho no campo, ao estudo, à oração individual e ao serviço à comunidade em que o mosteiro se inseria. Os mosteiros foram desenvolvendo ao longo dos anos as suas áreas de cultivo e também as infraestruturas de apoio à vida monástica.

Os jogadores experimentarão a vida monástica durante dois dias. Em cada dia, há três rondas de colocações de tiles e pontuação (divididas entre estudo e trabalho), três rondas de oração (Laudes, Sexta e Vésperas), e uma ronda nocturna. Cada jogador começa com um tile Secret Way enquanto outros tiles irão sendo retirados secretamente durante o jogo e mantidos ocultos atrás do biombo de cada jogador.

Um jogo agradável pela primeira abordagem e que merece a pena ir seguindo...
Para mais detalhe desta informação clicar aqui.


2 comentários:

Costa disse...

Este MONASTERY é um dos muitos jogos que estava anunciado para apresentação na edição do ano passado da feira de Essen e que acabou por não se concretizar. E tal como muitos outros, este jogo também ía na minha listinha de jogos a observar com muuuita atenção.

Quase um ano depois, surge a notícia da sua publicação. Antes tarde que nunca, certo?

Mas agora, acontece uma cena estranha... o jogo já não me está a seduzir tanto como o fez no Verão passado. Seja como fôr, vai ficar sob radar para futura apreciação.

Carlos Abrunhosa disse...

De facto achei a temática do jogo muito interessante, algo que ainda não tinha visto em jogo nenhum, tirando Mistério na Abadia da DoW.
O meu problema é sempre o mesmo - as opções são imensas e o guito não dá para ir a todas! :(