quinta-feira, 8 de maio de 2008

Camelos Galácticos...!

Na passada segunda - feira, encontrámo-nos para mais uma sessão de boardgames, foi na casa do Carlos e pudemos contar com a companhia da Isabel, esposa do Carlos para uma partida de Yspahan. De salientar a ausência do Tiago e do João por motivos de força maior.

Foi a minha estreia total neste jogo e a certa altura das explicações iniciais a Isabel tomou as rédeas da apresentação o que me deixou muito contente, pois não é todos os dias que a vemos tão entusiasmada com um jogo... Estamos a fazer progressos!
Mas vamos ao jogo propriamente dito... Considero que já andava com alguma curiosidade para o conhecer, pois tanto o Gonçalo como o Carlos já me haviam dito que era muito interessante e descontraído. E foi mesmo isso que eu achei, muito descontraído, adequado a "Non gamers", muito divertido, com mecânicas simples e interessantes, com uma temática que eu adoro (Egipto), parece-me um jogo ideal para descomprimir. Nada de extraordinário, mas como objecto lúdico de descompressão cumpre na integra.
No final a vitória sorriu ao Carlos, seguindo-se o Gonçalo, a Isabel e em último moi même, pois claro... A chuça de ganhar nas estreias parece que acabou.
De seguida, já sem a companhia da Isabel, fomos a mais uma estreia para mim, "Race for the Galaxy", mais um em que estava em clara desvantagem devido ao facto dos meus companheiros já o terem jogado um bom par de vezes. Passadas as explicações, que não foram assim tão poucas, tendo em conta a quantidade de pormenores do jogo, começámos a explorar, desenvolver e colonizar os nossos planetas a fim de tirar o máximo partido das produções e consumos. Admito que quando comecei a entrar nesta dinâmica, já o jogo estava prestes acabar, ao contrário do Yspahan, este não é para todos, pois encerra nele um conjunto de mecânicas e conceitos novos (pelo menos para mim) que não é jogando apenas uma vez que se assimilam na totalidade.
No final foi o Gonçalo foi o vencedor , seguído do Carlos e mais uma vez logo atrás...eu!
Em suma, este é um jogo diferente, com uma temática interessante, mas que me deixou muitas dúvidas, principalmente no pormenor de usar as cartas para tudo,para jogar, para comprar e como recursos. Mas não sei, terei de jogar mais vezes para ter uma opinião mais formada. O nosso amigo "factor sorte" mais uma vez pavoneasse pelo jogo todo, pois se pode ser sorte eu descobrir um dado planeta, já não vejo com bons olhos passado um pouco, depois de me desfazer dele para colonizar um vizinho, tonar a ter a sorte de o descobrir de novo. Mas sou suspeito!
Em jeito de conclusão, foi mais uma noite bem passada, jogos novos, velhos amigos e muita diversão...!


3 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Demorou mas foi! Antes de mais queria deixar-te os parabéns pelo artigo, é muito importante ler a vossa sobre as nossas sessões de jogo.
Só gostaria de sublinhar um ou dois aspectos do teu artigo - primeiro o cenário de Yspahan será mais relacionado com Marrocos do que com o Egipto; depois acho que realmente estás a exagerar bastante quando dizes que a sorte se pavoneia em Race for the Galaxy, não posso estar mais em desacordo! É óbvio que há alguma sorte no facto de te sair esta ou aquela carta mas a riqueza do jogo ultrapassa em muito esse detalhe.
Mas todos temos direito a ter a nossa opinião e eu respeito a tua!;)

Jorge Teixeira disse...

Correcção mais que aceite, desculpem..."Marrocos é claro" os camelos confundiram-me...
Quanto ao Galaxy, aceito é claro a tua opinião mas como refiro mais que uma vez no artigo, sou suspeito...! Foi a minha estreia e quero dar-lhe mais oportunidades para tentar pelo menos entrar na dinâmica do jogo, algo que nesta sessão não consegui.
Agora a componente sorte está lá e penso que a 3 jogadores se nota mais, mas comparado com o Yspahan nesta vertente é claro que muito inferior.

Abraços

Carlos Abrunhosa disse...

Estás desculpado mas que não se volte a repetir, como diz o Gonçalo (hehe)

O RftG ainda vai ser um jogo que tu vais gostar de jogar, na primeira meia dezena de jogos é muito difícil descobrir a adictividade que ele contém!

Como diria um locutor famoso do panorama nacional "Ainda vais ser muito feliz com o RftG" :D

Em relação ao Yspahan ainda gostaria de acrescentar que, embora regido pela fortuna, estamos em presença de um jogo familiar do melhor que há! É lógico que não se compara Yspahan com outro jogo de estratégia profunda qualquer com 2/3h de duração, era injusto para ambos! Para comparar Yspahan temos de o fazer com jogos como Zooloretto, Thurn & Taxis, Ticket to Ride e outros dentro do conceito "familiar" ou medium light games. E neste tipo de comparação acho Yspahan muito bom!