terça-feira, 13 de maio de 2008

Ritual de iniciação...

Depois de muita indefinição sem saber ao certo quem poderia jogar, acabámos por ser 5!
Dos habituais jogadores só sobrei eu. O Jorge tinha trabalho para fazer à noite e o Gonçalo estava pelo Porto.

O João convidou a malta para se juntar em casa dele. Assim foi. Conhecemos a Cláudia, a sua esposa, e a mãe, a Rosa Amélia. Com o Tiago éramos 5!
Como não sabia muito bem o que cada um gostava de jogar escolhi um leque alargado de jogos para levar à casa do João que dessem para jogar a 5 - Notre Dame, 6 nimmt!, Zooloretto foram os escolhidos entre mais uns quantos para jogar a 4 (porque não tinha certeza absoluta do número ser mesmo 5!).

Mesmo antes de ir para a casa do João fui buscar o Tiago a casa e decidimos ir tomar cafezinho à sede do clube aveirense Galitos, que fica mesmo no centro da cidade de Aveiro. O Tiago andou a informar-se e eles têm um espaço muito interessante para organizar umas jogatanas para um grupo maior... ao estilo de um encontro regional!


Chegado ao local verifiquei que se trata de um espaço muito acolhedor com condições muito interessantes. Agora só será preciso conversarmos no grupo para decidirmos se avançamos ou não com a iniciativa... em breve mais desenvolvimentos sobre este assunto.


Bom, zarpámos para casa do João e lá chegados fomos muito bem acolhidos pela sua família. Acomodámo-nos confortavelmente e confirmei que éramos mesmo 5! A mãe do João, a Rosa Amélia juntou-se a nós (Eu, Tiago, João e Cláudia).


Como a maioria estava a viver um processo de iniciação aos jogos ou pelo menos de semi-iniciação, optei por lhes propor 6 nimmt! Todos aceitaram e começámos. No princípio senti que alguns andavam às "apalpadelas" ao jogo mas depois do primeiro round já todos percebiam o que estavam a fazer e como deviam fazer... A registar deste jogo o profundo desalinho do Tiago que passou a maior parte do tempo a "salvar" a pele aos outros levando grandes "porções" de caveiras de boi ou búfalo (?!). As "apenas" 3 rondas que demorou a rebentar ilustram bem aquilo que acabo de vos dizer!
-Boa Tiago para a próxima correrá melhor!
Ia esquecendo de referir que a vencedora foi a Cláudia (uma das semi-estreantes nestas lides).


Depois de 6 nimmt! fomos para mais um momento de selecção de jogo. Em cima da mesa 3 hipóteses - Zooloretto, Notre Dame e Ave Caesar. A escolha unânime - Zooloretto!


Depois de montado o "cenário" começámos por explicar, pausadamente, as regras, que todos ficaram a entender minimamente. O melhor era mesmo começar a jogar e depois logo se veria...


O início foi muito engraçado pois a habitual tendência de tirar tile e colocá-lo directamente no zoo aconteceu com muita naturalidade. Voltei a explicar o processo e não se voltou a repetir :)


Desde muito cedo que a maioria foi ficando com as suas cercas habitadas e assim com pouco espaço para "manobrar" os animais "extra". Eu fui ficando à espera para ver onde paravam as modas e pude adiar em dois turnos a colocação do meu primeiro animal!!!


À medida que o jogo foi avançando, e porque estava mais ou menos atento ao jogo da mãe do João, para lhe poder dar umas dicas se visse o caso para isso, fui descurando o meu jogo e a determinada altura pensava que já não iria a tempo para recuperar a falta de "bichada" a que o meu zoo estava deitado. Aquilo mais parecia um Badoca Park tão poucos eram os animais visíveis nas minhas cercas!!! Mas numa ponta final muito interessante para mim, lá me permitiu completar uma cerca (a extensão), e com a ajuda das minhas vending stalls encaixar os 22 pontos que me deram a vitória final a um escasso ponto da mãe do João!
A noite já ia adiantada e as despedidas impunham-se, sem antes porém, ficar a certeza que temos de repetir, pois todos gostaram!

Fiquem bem e até breve!

0 comentários: