segunda-feira, 19 de maio de 2008

Domingo teve novidade.

Num domingo a convidar-nos a ficar em casa o inevitável acaba por acontecer... jogar.

Como é habitual, pelo menos no meu caso, as opções em número de jogadores nunca ultrapassa muito os... 2!


E o dilema do que devemos jogar a 2 acontece, sobretudo porque a Isabel não é muito entusiasta em relação aos jogos.


Mas desta vez lá a convenci a jogar alguma coisa um pouco mais elaborada... a opção foi Pilares da Terra!

Comecei por montar o jogo enquanto ela não chegava e preparei minimamente o discurso para lhe explicar as regras quando chegasse... Ela chegou e pareceu-me ter ficado um pouco "admirada" com tantos cubos, cartas e bonequinhos, afinal de contas ela nunca tinha jogado jogos para além dos familiar games e 2 player games. Procurei desmistificar aquela algazarra de componentes e dizer-lhe para se preocupar apenas com o essencial, que era: o jogo tem 3 fases bem distintas.


Bom não vos apoquento com as explicações que lhe dei do jogo, até porque isto não se trata de uma review ao jogo. Começámos a jogar e aos poucos as dúvidas de como PotE se desenvolve foram desaparecendo e, ao contrário, comecei a notar que a Isabel estava a embalar no score. Sempre controlando o dinheiro fui optando por não colocar os meus mestres construtores a pagar, deixando-os sempre para a fase de colocação gratuita. Ao contrário da minha estratégia a Isabel ia conseguindo colocar os seus mestres nos locais pretendidos às custas de algum ouro.
Passadas as seis rondas que constituem o jogo acabei derrotado às mãos da minha discípula... sou mesmo um excelente game explainer!!!! :)


Como devem calcular estou muito contente com o amadurecimento progressivo dos gostos da minha mulher, embora saiba que a complexidade de jogos como PotE não sejam muito do seu agrado. Mas tudo bem, regessaremos em breve ao "gostoso" Yspahan (a propósito joguei com o meu cunhado e com a Isabel no sábado!) e quem sabe não lhe apresentarei o Saint Petersburg numa sessão destas?!

Fiquem bem e até breve...

2 comentários:

soledade disse...

O St. Petersburg não é um jogo muito bonito para se apresentar. Algumas pessoas jogadoras mais casuais, às vezes não gostam.

Gonçalo disse...

Boa reportagem Carlos. Vejo com muito agrado que a minha amiga Isabelinha está a criar laços cada vez mais fortes com os jogos de tabuleiro. FIXE!!!
Só mais uma coisita, gostava de saber quem foram os arquitectos responsáveis pela construção da catedral...dá para ver na foto que é uma arquitectura de vanguarda!hehehehe

Gonçalo