segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Experiência: Hamburgum

Com a folia de Carnaval à porta e com o meu acesso mais restrito à internet (sobretudo por causa deste último), a nossa sessão de 5ª feira passada ficou em stand-by.

Mas então, para todos os nossos leitores cá fica a panorâmica da nossa jogatina da passada 5ª feira.
Voltámos ao número 3; Eu, Jorge e Gonçalo (este recém chegado dos United States) e, ao contrário do que nós imaginávamos, apenas com uma novidade na bagagem, no que toca a jogos novos, pelo que parece a loja que ele visitou dedicava-se sobretudo ao mundo RPG...
Mas vamos ao que realmente interessou. O nosso jogo foi Hamburgum, a minha aquisição autografada de LeiriaCon2008, vivam esses gajos de Leiria, urra, urra...
O Gonçalo teve a missão inicial de ler as regras em casa, depois de eu o ter feito também logo no dia seguinte ao LeiriaCon!
Pensávamos que iriam ser favas contadas na interpretação das regras, mas afinal ficaram muitas dúvidas no ar, e mesmo assim só começámos a jogar efectivamente, cerca de 30 a 40 minutos depois do início das explicações!
O jogo deixou uma agradável surpresa em todos, porém a distância enorme que separou o primeiro do último (eu e o Gonçalo, respectivamente) deixou no ar uma sensação que as regras não foram lá muito bem tratadas por nós...
Mas como o resultado é o que importa menos nestas coisas, queria deixar aqui algumas das nossas dúvidas...
Em primeiro gostaríamos de perceber qual é a vantagem do gaijo que fica em primeiro lugar na ordem de saída, além de ser o primeiro a escolher no rondel (fica com menos dinheiro e menos pontos que os outros!?); em segundo, a pergunta quer ainda não teve resposta, na primeira escolha todos os jogadores têm de escolher um espaço diferente no rondel ou podem escolher o mesmo logo no início?!; outra das dúvidas foi a forma de scorar os tokens dos edifícios da catedral que tem um território pequeno?!
Bem amigos como já perceberam este primeiro contacto foi muito "atabalhoado" e talvez uma leitura mais atenta dos FAQ's no BGG nos possam aclarar esta penumbra em que o jogo ficou emerso para nós.

Para terminar deixar só a conclusão de que mesmo com estes sobressaltos, Hamburgum deixou-me contente, pois trata-se de um belo jogo, com uns componentes muito interessantes (gosto da ideia dos tijolos!) e com um tabuleiro bem generoso no que toca a dimensões! Os inserts da caixa deixam bastante a desejar, mas segui a dica do Vital (viva, então já gostas mais de PR!!! ;)) comprei uma caixa nos chineses que dá uma arrumação bem porreiraça!!
Sem mais a tratar, fiquem bem e até breve...

4 comentários:

Gonçalo disse...

Boas!
Após a leitura de alguns artigos no bgg, descobri a maneira correcta de fazer o scoring dos donation tokens com o símbolo do edifício. A cada edifício corresponde uma cor, igual a uma das igrejas. Exemplo, se fazemos o scoring do edificio de uma igreja amarela então temos 5 (ou 4) pontos por cada edificio amarelo em qualquer parte do mapa. Penso que estou a interpretar bem. O nosso problema foi que não fizémos a associação entre cores de igrejas e cores de edifícios.
Entretano descobri que existe uma regra que restringe a construção de edifícios castanhos (que não me lembro quais são) a 1 por turno.
Em relação à vantagem de ser o primeiro ainda não estou muito convencido. Tem de ser alguém com mais experiência a elucidar-nos.
Abraços a todos,
Gonçalo

Jorge Teixeira disse...

Obrigado Carlos, pelo post. Eu já tinha feito um mas não o tinha publicado por ainda não ter sacado as fotos do telemóvel, mas fizeste bem, pois já estava a tardar muito.
Acabei de colocar as fotos, ficaram porreiras.
Quanto às nossas dúvidas, como te disse mandei o email ao costa mas ele ainda não me respondeu, embora a mais critica o Gonçalo já a esclareceu.

Bom carnaval a todos e bons jogos!

Abraços
Jorge

Carlos Abrunhosa disse...

Sim de facto, estava à espera do teu post, pois nota-se um grande entusiasmo redactorial depois de LeiriaCon! O que é optimo! Mas como vi que tardava, decidi escrevinhar qualquer coisita!

Era interessante que coloca-se aqui o relato da vossa session de ontem, em que infelizmente não pude estar.

Um abraço e boas jogas.

Carlos Abrunhosa disse...

ERRATA:
Onde escrevo "optimo" leia-se "óptimo"
Onde escrevo "coloca-se" leia-se "colocasses"!