domingo, 9 de novembro de 2008

Natal e agora?!

Com o Natal à porta começa o frenesim de tentar descobrir qual a melhor prenda para oferecer a A e a B. Também se passa o mesmo com a escolha dos jogos que vou oferecer a mim mesmo! hehe

O maior problema, pelo menos no meu caso, é as limitações nas dotações orçamentais para o meu item - Jogos novos! :( E este ano as coisa estão mais complicadas pois tenho muito mais opções do que dotações! Senão vejamos...

Tenho andado a experimentar alguns jogos infantis, que a valência da minha mulher adquiriu à pouco tempo, e tenho ficado muito surpreendido com a qualidade dos jogos infantis! Até agora já tive oportunidade de experimentar o Zick Zacke da Zoch Spiel, um jogo de memória com uma produção muito boa, cartões bastante resistentes e muito coloridos e ainda 4 galinhas em madeira dignas de uma prateleira de cozinha tradicional!


Experimentei também Burg Appenzell, no jogo somos 4 ratitos muito engraçados que procuram coleccionar 4 tipos diferentes de queijo sem cair nas armadilhas encondidas por baixo do tabuleiro. Uma ideia original e uma vez mais capricho expecial na produção deste jogo!


Tive oportunidade de experimentei um outro jogo, não tanto na categoria infantil, mas talvez mais na de filler: Cartagena II. Esta é a sequela de Cartagena, e neste jogo procuramos evadir os nossos 6 piratas de uma ilha para outra usando um pequeno bote. Com uma ideia simples Leo Colovini consegue um jogo muito interessante, original e sobretudo fácil de jogar sem maçar muito. Não será um jogo para jogar muitas vezes, mas é sem dúvidas um belo título para jogar entre amigos que jogam ocasionalmente.



Para concluir falo-vos ainda de Halli Galli Extreme, depois do tremendo sucesso com a miudagem do ATL da minha mulher com Halli Galli, decidi experimentar a versão Extreme. Acho-a muito boa, na mesma linha do primeiro título que já tinha, no entanto é mais "dura" e acho-a menos interessante para miudos do 1º ciclo. Talvez os do 2º ciclo aproveitem mais. Nesta versão o que interessa é as combinações de 2 cartas com os mesmos frutos (cada carta frutos diferentes). A juntar a esta "salada de frutas" à ainda um macaco incompatível com limas e um elefante incompatível com morangos, para já não falar do porco... que come de tudo! Bom, mas mais para adultos.


Queria ainda deixar aqui os meus parabéns ao Centro Paroquial de São Bernardo por estar a demonstrar interesse por esta área lúdica, apostando na aquisição de alguns títulos que são sem dúvida o belo princípio para uma ludoteca futura... Oxalá se mantenha esta aposta!

5 comentários:

Cacá disse...

Grande Carlos...

Esse fim-de-semana tive a oportunidade de sair a passeio com a família, e levei um filler que tem me agradado muito, o Pickomino... Bom jogo do Knizia e garantia de boas risadas...

Acho que ainda dá pra colocar nessa linha o Cloud 9 (já um clássico não gamer aqui em casa)...

Abraços do Brasil

Carlos Abrunhosa disse...

Pois o Pickominó também já tenho à muito tempo. O Cloud 9 é que gostava muito de ter pois acho que deve ser um joguinho muito engraçado para jogar com crianças!

Anónimo disse...

Boas Carlos,
Se pretendes jogos infantis, porque não espreitas o site da Mundo Escolar? www.mundoescolar.pt
O Zick Zacke da Zoch Spiel é distribuido em Portugal em Português com o nome de "Caça às penas".
Vais ver que tens muito por onde escolher... até uma versão infantil do Agricola (eheheh)

Carlos Abrunhosa disse...

Sim, eu vi o expositor deles no Encontro do Porto! Fiquei agradavelmente surpreendido por haver alguém que leva os jogos muito a sério como instrumentos de ensino!

Vou juntá-los aos nossos links!

Anónimo disse...

... e esse "Caça às Penas" também está à venda na FNAC.