terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Afinal não faço reviews faço umas coisitas diferentes - nacos de opinião!

Pois é! Cheguei a uma conclusão deveras lancinante - aquilo que vou procurando trazer à cena do JE, não se pode considerar uma pura review. Aliás, ofendo os verdadeiros reviewers ao afirmar que as faço!
Quero para já analisar o raio da palavra - reviews - (desculpem lá, mas há estrangeirismo que odeio, e este é um deles). Já pensaram no constrangimento de chegar perto de um anormal qualquer e ...

- Eh bacano, à tanta tempo que não te punha os olhos em riba!
-Então fulano, tás bom?
-Yah, tá-se tudo na boa!
-Que contas?
- Não, que contas digo eu?
- Bem, estava em casa a escrever ao computador e decidi sair para apanhar ar, e absorver ideias. Quero acabar uma review que estou a fazer...
- Ah! Ré quê?
- Review.
- Ai tás...?! Ok, xau aí!
- Então, mas... um café?... Não!?... Chá?... Então ma...?!?
[Grande plano do anormal a fugir, vendo-se a sua silhueta a desaparecer no horizonte]

Pois, o conhecido tem todo o direito de fugir de um gajo que está em casa trancado, a escrever, e sobretudo uma coisa chamada... review... ou o que quer que seja lá isso!
Bom, mas dizia eu que, para lá deste conceito estar meio agrilhoado a um estrangeirismo semi-ambíguo para algumas almas pouco dadas ao dialecto de Churchill; deparei-me com a chocante constatação de que não sou um verdadeiro reviewer (ouve-se o choro de uma criança e no fundo um violino grita uma nota grave), serei quanto muito um reviewerzito, ou melhor, um compilador-de-ideias-de-gurus-do-reviewerismo.
O que eu faço não passa da apropriação das ideias originais de outros reviewers, e posterior destilação, mais ou menos articulada numa mão cheia de caracteres batidos por mim!
Para sanar todos aqueles que tenho enganado ao longo dos anos, quero informar os leitores assíduos do JE que a partir de hoje deixo de apresentar os meus textos (review), ostentando esse título e passarei a fazê-lo designando-os de - nacos de opinião!
Alguns estarão curiosos por saber - mas que raio quer ele dizer com tudo isto - e a resposta surge breve e ligeira. Lendo as reviews de gente como o Paulo e o Costa e de muitos outros (mas estes são os GoW cá do nosso cantinho e tornam este artigo mais faustoso - hehe) até me sinto constrangido com o meu atrevimento.
Muitas das coisas que rascunho para aqui são minhas, isso é pura das verdades, mas assentam em vários outros artigo de opinião que vou lendo aqui e ali, muitas das vezes sem ter contacto directo com o jogo!
É claro que irei continuar a brindar-vos com os meus tesourinhos deprimentes da informação lúdica, escrita em português, por mais uns tempinhos... até que me passe a vontade de continuar a ler muitas reviews estrangeiras para criar a minha versão, e então nesse dia a libertação exalará o seu perfume e todos os prisioneiros dos meus nacos poderão ser homens e mulheres livres (espero que tenham aguentado até aqui, para terem lido esta boa-nova).

Fiquem bem e até breve!

5 comentários:

Jorge Teixeira disse...

É assim, se não te conhecesse dizia que te tinhas convertido ao xanax!
Talvez tenha sido o efeito do benuron do fim de semana...!

Mas como fui um dos únicos que terá conseguido chegar à última frase, quero-te dizer...

Não tens cura, esquece...!

Ah, eu sinceramente prefiro que lhes continues a chamar "Reviews" em vez de nacos de opinião, é que a palavra nacos é muito gordurosa, faz-me lembrar os nacos de carne gorda que a minha mãe guardava na salgadeira até há bem pouco tempo, tipo 10 anos!

Um abraço e não te preocupes que isso passa!

Jorge

soledade disse...

Boa, boa! Eu gosto muito de funcionar como guru das reviews mas, sinceramente, o que tu disseste são, para usar uma palavra bem tuga, disparates! Ou então em estrangeiro, bullshit! hehehe

O que eu escrevo de jogos é o mesmo que tu escreves: sensações. E isso é que é bom. O resto é matemática, não interessa.

Quanto à carne da salgadeira é muito boa sobretudo em sopinha de feijão... acho que estou a ficar velho!

abraços

Costa disse...

Confesso que gostei bastante da expressão "nacos de opinião"... parece-me bem tuga, bem apropriado, como se degustasses um POWER GRID noite dentro e retirasses dessa experiência uma sensação de prazer... um naco!

Meu amigo, parabéns!
No meu livro tu és um reviewer. Mas não um reviewer qualquer, mas sim aquele que inventou os "nacos de opinião".

FELIZ NATAL malta :)
costa

Carlos Abrunhosa disse...

Obrigadinho pelo support (hehe). A verdade é que a vonatde de manter o blog mais ou menos actualizado me levou ontem a "disparatar um pouco". Este foi o meu primeiro non-sense article, que tinha como principal função divertir a malta e pouco mais que isso.

Mas fico contente por saber que gostam dos meus nacos de opinião! (Lol).

Gonçalo disse...

Pelos vistos houve mais gente a chegar à última frase...pessoal resistente! heheheh
Pois é, não desistas desses teus "nacos de opinião"! Como vês a malta tem sempre apetite para os apreciar. Bom trabalho! Que a boa disposição continue a reinar no blog Jogoeu.
Abraços
Gonçalo