Recém casados. O início do jogo
Cada membro da família é representado por um disco de madeira grande da nossa cor. Nós começamos com dois discos, que representam o nosso par de caseiros, e terminaremos no máximo com cinco. O tabuleiro prepara-se segundo a configuração específica do número de jogadores, de tal forma que ao começar o jogo há um número limitado de acções que temos ao dispor para realizar. O número de acções possíveis irá aumentando na razão de uma nova acção por turno.
O Mundo rural: Os elementos do jogo
- Discos para a cabana ou casa e para os campos arados.
- Os materiais de construção: madeira, tijolo, pedra e caniço (ou junco ou colmo) estão representados por discos de madeira, cada um de uma cor.
- O grão de trigo e o próprio trigo estão representados por discos amarelos e os vegetais (e suas sementes ou raízes) são representados por discos cor-de-laranja (razão porque todos pensam tratarem-se de cenouras).
- Os animais são representados por cubos de cores: as ovelhas por cubos brancos, os javalis por cubos pretos e as vacas por cubos castanhos.
- Na cor do jogador, há cinco discos grandes de madeira incluindo já o par inicial com que se começa a jogar; 15 barrinhas de madeira para construir vedações/cercas e quatro casas de madeira que representam os estábulos.
- Os alimentos, necessários para que a família não passe fome, estão representados por discos do cartão.
Construindo a fazenda: As acções
- Recolher madeira, ladrilho, pedra ou junco supõe-se que os membros que o fazem são o pai, a mãe ou um dos filhos, recolher-se na floresta ou onde seja possível fazê-lo.
- Trazer animais para a quinta. É necessário considerar que quando não há cercas ou estábulos só cabe um animal dentro de casa (para dar calor). Ao adquiri-los supõe-se que se vão comprar ao mercado (embora não haja dinheiro no jogo).
- Arar - há discos de campo arado; colher grão ou vegetais – fica-se com um disco amarelo ou cor-de-laranja respectivamente; e semear. Quando se semeia recolhe-se o grão. Semente, raiz ou o que for multiplica-se por três, no caso do grão, ou multiplica-se por dois no caso dos vegetais; colocam-se os dois ou três discos no campo arado que agora é semeado.
- Obter comida (trabalhando como jornaleiro por exemplo).
- Construir mais quartos na casa, cercas, estábulos, as chamadas maiores melhorias (chaminés, fornos, poço)…
- Renovar a cabana, melhorando-a de madeira para tijolo e de tijolo para pedra (o que a torna numa senhora casa!).
- E obviamente, ter filhos: para ter filhos, além de ser necessário eleger a casa no tabuleiro, é preciso preparar uma quadrícula para acolher o rebento (a família pode ter tantos membros quantas habitações tenhamos).
Como são executadas as acções? A cada volta teremos tantas acções como o número de elementos que compõem o nosso agregado familiar. A cada turno acresce uma nova acção. Em ordem, começando pelo jogador inicial, escolhe-se uma acção a realizar, e é este o momento em que o jogo se torna angustiante, porque normalmente há sempre muitas acções que queremos fazer e poucos membros na família, e além disso, os restantes jogadores também jogam e geralmente levam-nos a madeira que precisávamos para fazer a nossa cerca ou a ovelha que queríamos emparelhar com o nosso carneiro!
Por fim chega a colheita…: Fim de fase
Em primeiro lugar faz-se a colheita, colocando-se na nossa reserva um dos dois discos que estão semeados nos nossos campos.
Depois é preciso alimentar a família. Cada membro consome duas rações de alimento (excepto os recém-nascidos que consomem apenas uma). O trigo colhido é uma ração de alimento, no entanto se o tivermos cozinhado, transformando-o em pão, obtemos muito mais rações com o mesmo trigo (entre três e cinco). Os animais não podem ser comidos a menos que nós construamos o forno ou a chaminé para os cozinhar. Se nós não pudermos alimentar toda a família, teremos de mendigar por comida o que se traduz em três pontos negativos por cada ração em falta.
Finalmente, se nós tivermos parelhas de animais, e sítio para os abrigar eles reproduzem-se.
Que bela quinta: the end.
Assim, os pontos obtidos são:
- Pelo número de quartos da casa ou cabana, mais pontos se for de pedra do que se for de tijolo;
- pelo trigo e pelos vegetais plantados, semeados ou colhidos (mais o vegetal que o trigo);
- pelo número de animais de cada espécie (mais as vacas que os javalis e estes mais do que as ovelhas);
- pelo número dos membros da família;
- pelo número dos estábulos;
- pelo número de cercas.
Conclusões
E tudo isto falando unicamente de um jogo dito familiar, envergando as suas longas 300 cartas agrupadas em diferentes maços!
Agricola é sem dúvida o jogo revelação do ano de 2007, sobretudo pelo efeito surpresa, e desde o dia 1 de Janeiro de 2008 que ocupa a 10ª posição do ranking BGG, fruto da sua qualidade, reconhecida já por cerca de 800 geeks. Se irá subir ou descer nessa tabela é uma das curiosidades para acompanhar neste ano de 2008. Agricola pode não ser o Santo Graal dos jogos, mas é sem dúvida um dos melhores de sempre!
4 comentários:
Boas, estive a ler o review e se estava com vontade de comprar o jogo ... fiquei ainda com mais!
Aquilo que gostava de saber é se o jogo propriamente dito tem em algum lado coisas escritas em alemão ... andei a ver no boardgamegeek e nas vossas fotos e não consigo discortinar. Explicando melhor, se tem coisas tipo, acções que devem ser feitas, nomes ... etc, em alemão! A versão que quero comprar está no site francês da philibertnet e é da editora alemã lookout.
Muito obrigado pela possível resposta.
Gracias,
Pedro
Amigo Pedro, neste momento só existe uma versão do jogo... é a alemã da Lookout. Ora este jogo tem mais de 350 cartas com imensa informação importante para o jogo e toda em alemão. Embora haja muitas traduções no BGG, ainda é uma operação ariscada comprar o jogo em alemão!
O meu conselho é esperar até Abril/Maio e comprar uma versão da Homoludicus (espanhola) ou então esperar pela versão inglesa da Z-Man que também é aguardada para a mesma data!
Caro Pedro, claro que se dominares o alemão ou estiveres perdidamente "apaixonado" pelo jogo não penses muito, compra a versão alemã e descarrega os ficheiros de tradução que podes encontrar em www.boardgamegeek.com, pesquisando neste site pela palavra Agricola e depois indo até à secção files!
Espero ter ajudado e estarei sempre ao dispôr para esclareciementos!
Boas partidas!
Carlos
Amigo Carlos Abrunhosa,
muito obrigado pela informação utilíssima ...
Abraço Pedro
Parece ser "Aquele Jogo"!
Vamos ver se vai destronar o Power Grid do meu Top!
Agora uma coisa é certa, 350 cartas é muita fruta, é um verdadeiro "Language dependent"
Nunca mais é Maio!
Abraços
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