quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Powerboats - Cwali

Daquilo que tenho lido, este jogo foi uma das grandes surpresas de ESSEN 2008.
A minha curiosidade era tal que não resisti a traduzi-lo.
Não vou para já publicar a tradução, uma vez que não sei se a Netsurf vai ou não vender este jogo. Mas vou fazer um pequeno resumo do jogo.

O objectivo deste jogo é obter o máximo de pontos em 3 corridas.
O tabuleiro do jogo é um lago que é construído de forma aleatória com as 6 peças de lago. Antes de colocarmos estas 6 peças temos de conectar as 4 peças da borda do lago (a borda do tabuleiro do jogo). Ou seja, temos sempre um tabuleiro diferente em cada jogo.
Cada jogador recebe um barco de corrida e um marcador para colocar no trilho da pontuação para contabilizar os pontos que vai ganhando em cada corrida.
As regras do jogo são simples, apenas 4 páginas.
Ao longo da borda do tabuleiro de jogo, temos os cais do lago, onde são colocados os dados de cada jogador. Essas áreas estão identificadas com a cor do barco do jogador.
Em cada corrida são colocadas cinco bóias, uma que identifica a partida, outra a chegada e mais 3 que são colocadas no meio do lago para serem contornadas.
As bóias da partida e da chegada são colocadas sobre uma peça de partida/chegada.
No início da corrida, os jogadores não têm qualquer dado. Os dados representam a velocidade do barco, pelo que à partida a velocidade é zero.
Em cada jogada, um jogador tem de efectuar 3 passos:

1º passo:
pode adicionar 1 dado (tirado do stock) ou remover 1 dado (para o stock) ou manter o mesmo número de dados que tem no cais. Pode também, caso queira, escolher qualquer dado que tenha no seu cais e lançá-lo. Este lançamento é feito juntamente com qualquer dado que o jogador tenha adicionado.
Depois do lançamento, todos dados são colocados no cais (com o resultado do lançamento exposto) até à próxima jogada.

2º Passo:
antes de efectuar o movimento do barco, pode virar o barco 60º para a direita ou para a esquerda. Tem de optar por uma direcção que possibilite mover o barco pela soma dos dados em linha recta. Se colidir com um espaço de terra ou uma bóia em todas as direcções possíveis, então tem de escolher aquela em que consegue movimentar o barco pela a maior distância possível em linha recta por espaços de água.

3ª Passo:
move o barco na direcção possível em linha recta, pela soma dos dados expostos no cais.
Sempre que um barco colidir com um espaço de terra ou uma bóia, a diferença entre a soma dos dados (velocidade) e os espaços não movimentados, são os danos que o barco sofre (fichas de danos).

Caso tenhas 4 ou mais fichas de danos, o teu barco (ups) afunda-se. Contudo é possível repará-lo para a próxima corrida, no entanto começas a próxima corrida com 1 ficha de dano (ou seja o barco está mais vulnerável).
Um mecanismo simples e original para determinar a velocidade do barco, em que o factor sorte pode ser controlado através do número de dados que temos. Não nos podemos esquecer que só podemos adicionar ou remover 1 dado à velocidade em cada jogada. Mas podemos sempre lançar todos os dados que temos no cais, quando o resultado exposto não nos interessa face à colocação do barco no lago.
As peças do lago têm duas cores, uma para um jogo normal e outra para ser utilizada por jogadores mais experientes.
Um jogo em que a Matemática está sempre presente, mas não tenham medo, os dados só tem valores de 1 a 3, o que facilita os cálculos... :)
Uma boa Prenda de Natal...

Sessão 10 - Novembro 2008

Ontem cumprimos o nosso ritual semanal. De início éramos 3 mas depois, à última hora houve uma baixa (Paulo) e o número reduziu-se para 2! As perspectivas que apontavam para um Princes of Florence a 3 esfumaram-se, no entanto, o Gonçalo propôs uma partida de aprendizagem com a presença do nosso amigo virtual - Óscar!

Como o Gonçalo já sabia as regras na diagonal, o processo de aprendizagem do jogo foi muito fácil e rápido! Aliás os processos em PoF são muito linear e simples de assimilar, já não digo o mesmo em relação ao conhecimento sobre o jogo... há ali muito campo para explorar e muito "pano para mangas"! Adorei o jogo e fiquei com certezas em relação à justiça da sua posição no ranking do BGG.

A partida foi a feijões e por isso a minha vitória não teve qualquer tipo de expressão, até porque o Óscar foi muito roubado... :)


Em seguida jogámos Agricola. Cada vez gostamos mais de jogar este jogo. É muito engenhosa a forma como Uwe Rosenberg nos põe a pensar como camponeses, sem sequer nos apercebermos estamos a delinear estratégias como se estivessemos a viver mesmo aquela realidade rural que estamos a construir!

Desta vez explorei o ecletismo do jogo, e procurei logo de início ter uma família de 3 elementos, coisa que nunca tinha conseguido, e claro, os resultados foram evidentemente positivos. Depois procurei ter alguns campos de cultivo e também uma pequena pastagem de 2 parcelas e mais tarde construi uma outra que viria a ser divida a meio e transformada em duas pastens uniparcelares.

A aposta no ecletismo trouxeram-me 36 pontos os mesmos que o Gonçalo que desta vez apostou muito cedo na família numerosa (5 elementos) e também nas melhorias menores e maiores que lhe aproveram muitos pontos em bonificações finais (12 pontos!)


Descobrimos que o empate é um resultado previsto pelo autor e que o próprio propõe como desempate a realização de uma nova partida... mas o tempo já não o permitia!

Foi um óptimo serão, pena foi a falta de mais jogadores...

Fiquem bem e até breve!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

GiocaTorino 2008

Também marcado para dia 22 e 23, mas desta feita em Itália, decorrerá um evento em Torino - GiocaTorino 2008.

Este evento procura abrir o universos dos jogos ao maior número possível de público, procurando aproximar-se quer de jogadores aficionados quer de um público com hábitos de jogo mais ocasionais.

Quem quiser saber mais sobre o evento pode consulta a página da organização - AQUI.

A organização garante ainda a entrada gratuita.

Com tantos eventos o difícil parece ser a escolha! Uma vez mais, se for o caso, boa viagem!

13ª Jeux en Fête

Nos dias 23 e 24 de Novembro realiza-se em Boulogne-Bilancourt, localidade próxima de Paris, a 13ª edição do certame de jogos Jeux en Fête.

Este evento é organizado pelo Centre Nacional do Jeux da Ludoteca de Boulogne-Bilancourt e quem quiser participar, para além de ter de se deslocar a França, terá entrada gratuita.

O evento tem um programa já definido que pode ser consultado na página da organização - AQUI.

Boa viagem!

3ª Maratona de Jogos de Sabadell

O Refugio del Sátiro organiza pela terceira vez, uma Maratona de jogos durante 24 horas. Este evento, caracteriza-se por proporcionar jogatina diversificada non stop. O objectivo desta iniciativa é o puro entretenimento a começar às 10h do dia 15 de Novembro e a acabar pela mesma hora do
dia 16 de Novembro!

Quem puder e quiser ir até Barcelona a Sala Polivalente do Parc del Nord, Rda. de Navacerrada, nº 58 em Sabadell - Barcelona, acolhe-vos com entradas gratuitas!

A organização tem ainda à disposição dos participantes, serviço de bar com comidas e bebidas (este serviço é pago!).

Boa viagem se for o vosso caso...

domingo, 9 de novembro de 2008

Natal e agora?!

Com o Natal à porta começa o frenesim de tentar descobrir qual a melhor prenda para oferecer a A e a B. Também se passa o mesmo com a escolha dos jogos que vou oferecer a mim mesmo! hehe

O maior problema, pelo menos no meu caso, é as limitações nas dotações orçamentais para o meu item - Jogos novos! :( E este ano as coisa estão mais complicadas pois tenho muito mais opções do que dotações! Senão vejamos...

Tenho andado a experimentar alguns jogos infantis, que a valência da minha mulher adquiriu à pouco tempo, e tenho ficado muito surpreendido com a qualidade dos jogos infantis! Até agora já tive oportunidade de experimentar o Zick Zacke da Zoch Spiel, um jogo de memória com uma produção muito boa, cartões bastante resistentes e muito coloridos e ainda 4 galinhas em madeira dignas de uma prateleira de cozinha tradicional!


Experimentei também Burg Appenzell, no jogo somos 4 ratitos muito engraçados que procuram coleccionar 4 tipos diferentes de queijo sem cair nas armadilhas encondidas por baixo do tabuleiro. Uma ideia original e uma vez mais capricho expecial na produção deste jogo!


Tive oportunidade de experimentei um outro jogo, não tanto na categoria infantil, mas talvez mais na de filler: Cartagena II. Esta é a sequela de Cartagena, e neste jogo procuramos evadir os nossos 6 piratas de uma ilha para outra usando um pequeno bote. Com uma ideia simples Leo Colovini consegue um jogo muito interessante, original e sobretudo fácil de jogar sem maçar muito. Não será um jogo para jogar muitas vezes, mas é sem dúvidas um belo título para jogar entre amigos que jogam ocasionalmente.



Para concluir falo-vos ainda de Halli Galli Extreme, depois do tremendo sucesso com a miudagem do ATL da minha mulher com Halli Galli, decidi experimentar a versão Extreme. Acho-a muito boa, na mesma linha do primeiro título que já tinha, no entanto é mais "dura" e acho-a menos interessante para miudos do 1º ciclo. Talvez os do 2º ciclo aproveitem mais. Nesta versão o que interessa é as combinações de 2 cartas com os mesmos frutos (cada carta frutos diferentes). A juntar a esta "salada de frutas" à ainda um macaco incompatível com limas e um elefante incompatível com morangos, para já não falar do porco... que come de tudo! Bom, mas mais para adultos.


Queria ainda deixar aqui os meus parabéns ao Centro Paroquial de São Bernardo por estar a demonstrar interesse por esta área lúdica, apostando na aquisição de alguns títulos que são sem dúvida o belo princípio para uma ludoteca futura... Oxalá se mantenha esta aposta!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Election USA

A vasculhar pela internet deparei-me com uma criação de Martin Wallace, que vem mesmo a propósito do último acto eleitoral nos E.U.A.

Como já devem ter entendido o um jogo gira em torno da temática das eleições Norte Americanas, que como todos sabem foram ganhas por Obama, e onde o objectivo é ser eleito o presidente da maior potência mundial.

O jogo chama-se Election USA é ilustrado por Jim Brady e é uma criação de 2004, mas parece bastante actual e talvez possa interessar a quem viveu de forma mais apaixonada as eleições para a Casa Branca!