domingo, 14 de dezembro de 2008

Jet Set - Wattsalpoag Games (ESSEN 2008)

Um jogo de Kris Gould, para 2 a 6 jogadores a partir do 10 anos.
A Europa está cheia de oportunidades de viagens, e cabe a ti fazer com que isso seja uma realidade! Reivindica os direitos das rotas estratégicas, e delega os teus aviões pelas ligações entre as cidades mais famosas da Europa. É preciso dinheiro para gerir uma linha área, pelo que irás precisar de obter algumas dessas pequenas ligações lucrativas antes de poderes reivindicar as mais valiosas ligações áreas de longo curso. Quando chegar as Férias, anuncia o teu Voo Final para satisfazer as necessidades de férias dos viajantes do mundo e junta-te ao Jet Set!
Conteúdo:
52 Cartas de Voo Curto (30 de 1 ponto, 20 de 3 pontos e 2 de Férias)
42 Cartas de Voo Longo (20 de 5 pontos, 20 de 7 pontos e 2 de Férias)
18 Cartas de Voo Final
1 Baralho de cartas de dinheiro
6 Cartas de Referência do Jogador
144 Aviões em 6 cores
180 Marcadores em 6 cores
1 Tabuleiro do Jogo
1 Livro de Regras
Início do Jogo
Cada jogador escolhe uma cor e recebe a Carta de Referência do Jogador, Marcadores e Aviões dessa cor. Cada jogador recebe também duas cartas de Voo Final.
O Banco é colocado perto do tabuleiro do jogo, e um dos jogadores recebe o papel de Banqueiro. O Banqueiro dá a cada jogar 30 € como capital inicial.
O jogador que tiver visitado mais cidades do tabuleiro do jogo é jogador inicial.
Modo de Jogar

Na tua vez de jogar, irás reabastecer as filas das cartas de Voo (se for necessário), e a seguir fazer uma acção:
- Posicionar aviões no tabuleiro do jogo;
- Reivindicar uma carta de Voo;
- Obter Rendimentos.
Os pontos de vitória são obtidos através das cartas de Voo que reivindicas. O jogador com mias pontos de vitória, ganha o jogo.
»Vez de jogar do jogador«
A vez de jogar de um jogador é constituída por duas fases:
- Fase da Carta de Voo;
- Fase de Acção.
Depois de completadas ambas as fases, é a vez de jogar do jogador que se encontra à esquerda.
Fase da Carta de Voo:
Existem duas filas de cartas de Voo, com a face virada para cima. Cada fila tem um número mínimo de cartas, igual ao número de jogadores em jogo (excepção: num jogo com dois jogadores, o número mínimo de cartas é três). Se uma das filas das cartas de Voo tiver menos cartas que o número mínimo, então tens de virar cartas tiradas do respectivo baralho, adicionando-as, com a face virada para cima, na respectiva fila, até o número mínimo de cartas ser alcançado.
Durante a tua Fase da Carta de Voo, se não gostares da cartas de Voo disponíveis para escolha, podes pagar 1 € ao banco e adicionas a uma das filas (carta de Voo Curto ou cartas de Voo Longo) até o seu número máximo, ou pagar 2 € para reabastecer ambas as filas.
O número máximo de cartas por cada uma das filas é o dobro do número de jogadores (isto é, oito cartas para um jogo com quatro jogadores, excepção: num jogo com dois jogadores, o número máximo de cartas é de seis para cada fila). Se quiseres, podes parar antes de alcançar o número máximo.
Fase de Acção

Durante a tua Fase de Acção, podes fazer uma das seguintes cinco acções. Três das acções dão-te a possibilidade de posicionares aviões no tabuleiro, uma dá-te a possibilidade de reivindicar uma carta de Voo e uma dá-te a possibilidade de coleccionares rendimentos.
1-Posicionar aviões numa ligação aérea sem proprietário
Se não existir nenhum marcador no espaço do Proprietário da Ligação (o círculo com a forma de um avião), então pode reivindicar essa ligação e posicionar aviões nessa ligação. Paga ao banco o custo da ligação aérea (desenhado no círculo: 4 €, 5€, 6€ ou 7€), mais um adicional de 5 € por cada avião. Tens de posicionar, pelo menos, um avião na ligação, mas podes posicionar mais. Posiciona um Marcador da tua cor no espaço do Proprietário da Ligação, e posiciona os aviões em qualquer lugar ao longo da ligação. Atenção que, uma vez reivindicada uma ligação aérea, tu és o seu proprietário para o resto do jogo.
2-Posicionar aviões em ligações aéreas em que já és proprietário
Se já detiveres a propriedade de uma ou mais ligações aéreas, então pode posicionar aviões em qualquer ou em todas elas. Atenção que, esta é a única acção que te permite posicionar aviões em mais do que uma ligação na mesma vez de jogar.
Para esta acção, tens de deter a propriedade de todas as ligações aéreas em que queres colocar aviões. Mais do que um avião pode ser posicionado na mesma ligação. Posiciona todos os aviões nas ligações, conta o número de aviões que posicionaste, e o número de diferentes ligações aéreas em que os posicionaste. Paga ao banco 5 € por cada avião que colocaste. Também tens de pagar uma taxa de serviço, dependendo de quantas ligações diferentes que utilizaste para posicionar aviões:
Ligações/Taxa de Serviço
1-2 €
2-5 €
3-10 €
4-15 €
5-20 €
6-25 €
...-adiciona 5 € por cada ligação
3-Posicionar aviões numa ligação aérea de outro jogador
Podes posicionar aviões em ligações aéreas de outros jogadores. Eles não te podem impedir de fazer isso. Podes posicionar mais do que um avião usando esta acção, mas eles têm sempre de ser colocados na mesma ligação aérea.
Por cada avião colocado, pagas 5 € ao banco, e 5 € ao jogador proprietário da ligação (cada avião vai-te custar 10 €, a dividir pelo proprietário e o banco). Atenção que só um jogador pode deter uma ligação aérea, mas mais do que um jogador pode ter aviões na mesma ligação aérea ao mesmo tempo.
4-Reivindicar uma carta de Voo
Podes reivindicar uma carta, com a face virada para cima, de Voo Longo ou de Voo Curto. Tens de ter, pelo menos, um avião em cada ligação aérea num caminho contínuo que te leva desde a cidade de partida até à cidade de chegada.
Remove um avião de tua cor de cada ligação do caminho. Posiciona-os de regresso ao teu stock de aviões. Depois, tira a carta de Voo e posiciona-a à tua frente.
Se esta carta for uma das primeiras cinco cartas de Voo que reivindicaste, posiciona três Marcadores em cima dela. Se esta for a sexta ou mais, posiciona dois marcadores em cima dela. Usa os mesmo Marcadores que usaste para marcar a propriedade das ligações aéreas no tabuleiro do jogo. Os Marcadores que posicionas nas cartas de Voo irão ser usados quando coleccionas Rendimentos.
O número no canto da carta de Voo é o número de pontos de vitória que este Voo vale.
Podes reivindicar uma Carta de Voo Final da mesma maneira que uma carta de Voo Curto ou Longo, com algumas condições adicionais e efeitos.
5-Obter Rendimentos
Como a tua acção podes obter rendimentos do banco. Cada carta de Voo que reivindicaste gera rendimentos. As cartas mais recentes (com Marcadores) dão-te mais rendimentos que as aquelas mais antigas (sem Marcadores).
O banco paga-te 5 € por cada carta de Voo com um ou mais Marcadores em cima dela, e 2 € por cada carta de Voo sem Marcadores em cima dela. A seguir, tens de remover um Marcador de cada carta de Voo. Atenção que o rendimento que uma carta de Voo gera não depende do número de pontos de vitória que ela vale.
Tempo de Férias:

Existem duas cartas de Férias em cada baralho de cartas de Voo. Quando uma dessas cartas é tirada, coloca-a no primeiro espaço do tabuleiro e continua a jogar. Quando sair uma segunda carta (não tem de ser do mesmo baralho) coloca-a ao lado da primeira, no segundo espaço para cartas de Férias. Agora é Tempo de Férias, e o fim do jogo está perto.
Logo que a segunda carta de Férias é tirada, reabastece as duas filas de cartas de Voo até ao seu número máximo e coloca o resto das cartas de Voo de lado. Se uma terceira carta de Férias for tirada nesta altura, coloca-a de lado e ignora-a. Mais nenhuma carta de Voo irá ser adicionada até ao final do jogo. Ignora a partir deste momento, a Fase da Carta de Voo.
Todas as acções na Fase de Acção continuam disponíveis em cada jogada, mas agora para a acção Reivindicar uma carta de Voo, os jogadores podem reivindicar uma carta de uma das filas com cartas com a face virada para cima ou uma das duas cartas de Voo Final que eles detêm. As cartas de Voo Final são reivindicadas da mesma maneira que as outras cartas de Voo, usando um avião de cada ligação no caminho do voo. Adicionalmente, tens de observar as seguintes condições, quando reivindicas a tua carta de Voo Final:
- Não podes reivindicar uma carta de Voo Final até que existam duas cartas de Férias viradas para cima no tabuleiro do jogo;
- A tua carta de Voo Final sai da tua mão, pelo que não pode ser reivindicada por outro jogador;
- A carta de Voo Final tem três cidades. Essas cidade têm de ser visitadas pela ordem desenhada na carta.
- Durante o teu voo, não podes usar a mesma ligação aérea mais do que uma vez.
- Só irás jogar uma das tuas duas cartas de Voo Final. Descarta a outra quando jogares a primeira.
Quando tiveres jogado a tua carta de Voo Final, não terás mais acções para o que resta do jogo. Em vez disso, na tua vez de jogar, irás posicionar um avião em cima da tua carta de Voo Final. Cada avião na carta dá-te um bónus de 2 Pontos de Vitória.
Fim do Jogo:

O jogo termina imediatamente, logo que uma desta duas condições ocorra:
- Quando todos os jogadores tiverem jogado a sua carta de Voo Final.
- Quando um dos jogadores posicionar o quinto avião na sua carta de Voo Final.
Pontuação e Vencedor
A tua pontuação é a soma de todos os pontos das cartas de Voo que tenhas reivindicado. As cartas de Voo curto ou longo têm os pontos impressos. Uma carta de Voo Final vale 10 pontos mais 2 pontos por cada avião em cima dela.
O jogador com o maior número de pontos é o vencedor. Os empates são quebrados com a maior quantidade de dinheiro.
Atenção a todos os fanáticos de Ticket to Ride, este é mais um jogo a ter na colecção. O Alan Moon vez parte da equipa que testou o jogo. Este “Jet Set” foi uma das boas novidades de ESSEN 2008, apesar de ser editado por uma empresa pouco conhecida, a “Wattsalpoag Games”. A mesma que editou o “Nomads of Arabia:The Wandering Herds Game”.
Brevemente irei publicar no dreamwithboardgame as regras completas do jogo.

Mais sobre o jogo...

2 comentários:

Costa disse...

Acho este jogo bem mais interessante e pesado que o T2R. Ainda só o joguei uma vez, mas senti desde cedo aquela agonia dos jogos em que falta sempre um de dinheiro.
É claramente uma das certezas e surpresas de 2008. Falta agora ver se o tempo o vai apagar da nossa memória, ou não.
Bom artigo :)

Carlos Abrunhosa disse...

Fiquem com vontade de experimentar!