Wolfgang KRAMER
Amigo (1994)
Para
A partir de 10 anos
Duração: 30' - 45'
Evitar ficar com o maior número de cabeças de boi.
Montagem do jogo
Baralham-se as cartas e distribuem-se
Cada jogador vai escolhendo (
- Uma carta deve sempre ter um valor superior próximo da última carta que está em cada uma das 4 séries;
- Uma carta vai sempre para a série onde existir a menor diferença entre ela e a última carta da série;
- Se uma carta tiver um número inferior a todas as últimas cartas das séries, então esse jogador escolhe qual é a série que quer recolher para si e substitui-a pela sua carta. A sua carta passará a ser a carta de início de série;
- Se a carta colocada na série for a 6ª , o jogador recebe as cinco cartas a que pertenceria a sua (6ª) e a sua carta passa a ser a carta de início dessa série.
Atenção, as cartas têm de 1 até 7 cabeças de boi. É preciso estar atento no momento de recolher uma série!
Desenvolvimento de um turno
A cada turno os jogadores escolhem uma carta da mão e colocam-na sobre a mesa mas sem ninguém ver o seu valor. Quando estiverem todos prontos, revelam-se todas as cartas ao mesmo tempo, que tiver a carta menor começa, colocando a sua carta na série a que ela se adequa, segue-se o jogador com a 2ª carta mais baixa e assim por diante até ao jogador que tiver a carta com maior valor. Atenção, este processo deve obedecer às regras enunciadas anteriormente!
As cartas recolhidas são colocadas em frente do jogador que as apanhou com a face visível. Quando todas as cartas tiverem sido jogadas, cada jogador irá contar as cabeças de boi que se encontram à sua frente. Numa folha vão-se registando os valores de todos os jogadores.
Fim do jogo
O jogo acaba quando na fase de contabilização de cabeças de boi, um dos jogadores atinja o valor de 66 ou mais. Quando se verificar esta situação, o jogador que tiver menos cabeças de boi registadas no somatório de todos os turnos anteriores, será o vencedor.
Dicas para estreantes
# colocar as vossas cartas nas séries onde se sintam mais à vontade mediante o seu baralho;
# apanhar cartas nem sempre é uma má jogada!;
0 comentários:
Enviar um comentário